in

Como limpar sofá: dicas e misturas para usar em casa

Sofá não é objeto que se troque com frequência mas que se usa muito, por isso precisa manutenção e constante limpeza. Mas para conseguir uma boa limpeza de sofá não é preciso recorrer a profissionais nem gastar muito dinheiro. Podemos fazê-lo nós mesmos.

Dicas para limpar sofá em casa

Antes de qualquer coisa tenha em atenção o material de que é feito o sofá e confira a etiqueta do sofá para prevenir o uso de algum produto que possa danificar o sofá.

Se o sofá sujar é importante agir de imediato e limpar logo. Para o manter em boas condições aspire o móvel uma vez por semana e limpe a fundo uma vez por mês. Mas nunca use produtos com cloro nem sabão em pó nas misturas caseiras.

Se optar por impermeabilizar o sofá, tenha atenção de garantir que a empresa contratada usa produtos não inflamáveis.

Como limpar sofá de tecido

Se o sofá é de tecido, linho ou veludo a atenção ao material e às instruções na etiqueta devem ainda ser maiores. Confira o que diz na etiqueta.

  • P o sofá só pode ser lavado a seco
  • W o sofá só pode ser lavado de forma tradicional úmida
  • O o sofá pode ser lavado com água fria

Em tecidos que não podem ser molhados é preciso limpar o sofá a seco. Para fazer a limpeza a seco do sofá em casa primeiro aspire bem o sofá e depois aplique produto especial para limpar a seco no sofá. Siga as instruções do produto e depois de deixar atuar retire a espuma com um pano úmido. Cuide que o pano não esteja muito úmido e retire o excesso de umidade passando de novo o aspirador.

Para limpar o sofá com bicarbonato de sódio, coloque o bicarbonato sobre as manchas cobrindo totalmente as zonas que deseja limpar. Deixe atuar por 15 minutos e por fim passe o aspirador com o bocal para estofados.

Em tecidos que tolerem limpeza a úmido dissolva um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco (ou bicarbonato de sódio), umedeça um pano macio na solução, passe no sofá e deixe secar.

Para manchas localizadas e difíceis misture 1/2 copo de vinagre branco mais 2 colhes de chá de bicarbonato de sódio com detergente neutro. Use a mistura diretamente na mancha e limpe com escova macia. No final limpe com pano úmido e seque com um pano seco.

Como limpar sofá de couro

Quando o sofá é de couro, napa ou courino é necessário ter cuidado para não estragar o material. Algum tipos de couro precisam até de cuidados específicos e pode ser melhor recorrer a um especialista nesses casos.

Mas para limpar esses materiais em casa basta passar um pano úmido em uma solução de água com detergente neutro. E para manter o couro pode passar silicone líquido ou vaselina de 3 em 3 meses no sofá.

Como limpar sofá de camurça

A camurça também precisa ser limpa com cuidado e o melhor é passar um pano levemente umedecido em água com um pouco de detergente neutro.

Como limpar sofá de suede, chenille ou jacquard

Para sofá de suede, chenille ou jacquard basta limpar com detergente neutro e uma escova macia.

Como eliminar odores de estofados

Se o problema são odores em sofás estofados, junte em um borrifador a seguinte solução:

  • 1 litro de água
  • 1/4 de copo de álcool líquido
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 copo de vinagre
  • 1 colher de sopa de amaciante para roupa

Depois de pronta borrife a mistura no sofá a 40cm de distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

43 Ideias de Decoração para o Dia das Mães

Casa de campo: 59 modelos e ideias de decoração