in

Dicas de como plantar alecrim em sua casa

Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática com aroma e sabor únicos. Seu uso é bastante difundido como tempero e sua utilização e benefícios são variados.

foto: Instagram

Como plantar alecrim

Para plantar alecrim no solo convém usar um mínimo de 80cm de raio entre as sementes para que a planta possa crescer bem e com espaço. Mas também é possível plantar alecrim no vaso, lembre-se apenas que pode chegar ou passar do 1,5m de altura, pelo que o vaso deve conseguir suportar esse crescimento.

O plantio pode ser feito por semente, diretamente no solo onde a planta ficará em definitivo e com 8cm de distância entre cada semente. Porém, o método mais rápido é plantar por estaquia usando um ramo retirado de uma planta já adulta. O ramo deve ter aproximadamente 10cm de comprimento e ser removido de uma das extremidades do meio da planta.

Depois de remover o ramo retire as folhas inferiores e plante-o em um vaso ou outro contentor temporário em uma parte de substrato para mudas para uma parte de areia. Depois de plantar o ramo no recipiente temporário deixe enraizar por algumas semanas, até gerar novos brotos, e só depois deverá trasladar e plantar no local onde ficará para sempre.

Como o alecrim gosta de sol e precisa de pelo menos 4 horas de sol por dia, lembre-se de achar um lugar para plantar o alecrim onde isso seja possível. É uma planta que se adapta bem ao calor, mas não tanto ao frio.

Em relação às regas, no início convém regar com mais frequência, mas depois basta regar duas vezes por semana. E, por fim, para colher alecrim, corte o ramo o mais rente à folha que ficará na planta. Bem cuidada, esta planta sobrevive muito tempo.

Qual é o benefício do alecrim

Além dos dotes culinários e aroma únicos, o alecrim possui também qualidades medicinais. É ótimo para usar em chás e tem a qualidade de melhorar a digestão, relaxar músculos e até aliviar algumas dores.

Outros benefícios do alecrim são que ajuda com a queda de cabelo, assim como contribui para o tornar mais macio. Na forma de óleo o alecrim é também usado para tratar acne e oleosidade da pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hall de entrada: 65 modelos e dicas de decoração

Área de serviço: 39+ modelos e ideias de decoração