As cozinhas americanas são uma tendência sobretudo em apartamentos, e com boas razões. São versáteis, esteticamente modernas, mais baratas, dão maior amplitude ao espaço e permitem maior interação social entre quem está na sala e na cozinha.
Modelos de cozinha americana
A ideia de cozinha americana surgiu nas casas americanas do pós-guerra quando algumas paredes deram lugar a espaços abertos. Isso fez com que salas e cozinhas se tornassem em um só cômodo e passassem a ser pensados em conjunto.
1. Uma cozinha americana amplia e moderniza o espaço.
No lugar de paredes dividindo salas de estar (ou jantar) e cozinhas, apareceram balcões ou meias paredes. Mas hoje é possível fazer uma cozinha americana com ilha ou península.
2. A divisão entre cozinha e sala pode ser feita de forma original como com meia parede falsa que também é prateleira.
3. Uma cozinha americana é funcional e favorece a interação social de quem ocupa essas áreas.
4. Se o espaço é amplo uma cozinha americana onde predomina o preto é uma escolha perfeita para um espaço cheio de elegância.
5. Nesta cozinha americana a iluminação sobre a bancada confere um toque de distinção e classe à decoração e ajuda na divisão do espaço.
6. O design de uma cozinha americana é contemporâneo, mas através da decoração é possível conseguir qualquer estilo.
7. Esta cozinha americana é um encontro perfeito entre o moderno e o clássico.
8. O preto, o minimalismo e as linhas retas fazem desta cozinha americana um must de modernismo.
Muito importante também é que o design de uma cozinha americana é perfeito para espaços pequenas. E se a área é bem pequena o ideal é optar por uma cozinha americana planejada. Com móveis criados por medida para o espaço disponível é possível otimizar e aproveitar melhor a área.
9. Se o espaço é muito pequeno o ideal é construir uma cozinha americana planejada para maior otimização de toda a área.
Outras dicas para uma cozinha americana pequena é aproveitar a iluminação natural, se existir, ou apostar na iluminação artificial. Um espaço bem iluminado dá a sensação de maior amplitude.
10. Em uma cozinha americana pequena é importante aproveitar ao máximo a iluminação natural, quando existe.
Outra questão a ter em conta é a cor. Cores claras são sempre a melhor opção para espaços pequenos. Outras escolhas boas para cozinhas pequenas são móveis e eletrodomésticos metálicos ou espelhados, assim como usar espelhos e vidros sempre que possível.
11. Optar por prateleiras e nichos é outra forma de expandir um espaço apertado.
12. Além dos tons claros, os metálicos também são excelentes para espaços pequenos, assim como superfícies espelhadas.
13. Quando o espaço é muito pequeno o melhor é menos, pois uma decoração pesada ou com muitas coisas ainda provoca mais sensação de sufoco.
No que diz respeito a decoração, não é obrigatório que a cozinha e a sala sejam uniformes e compartilhem a mesma paleta de cores, por exemplo, tudo depende do seu gosto. Mas convém fazer que não choquem muito, que uma seja a prolongação da outra.
14. As cores e a decoração tanto podem ser instrumentos de união entre a sala e a cozinha, como servirem para separar um espaço do outro.
15. Uma opção é através da decoração fazer a sala ser uma prolongação da cozinha, sem demarcar o fim de uma e o princípio da outra.
Algo importante a ter em conta na hora de decorar são as necessidades e a utilização que os espaços vão ter. Cada casa é um caso, e só você pode saber como melhor decorar para aproveitar e otimizar ao máximo seus espaços.