in

Feng Shui: o que é e dicas de como aplicar

Resumidamente o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem como objetivo a harmonização de ambientes dentro de casa.

O que é Feng Shui

Como referido, o Feng Shui é uma técnica chinesa com muitos séculos que tem como referência diferentes filosofias como o Confucionismo ou o Taoísmo. Esta técnica defende que cada ambiente tem uma energia própria (Chi). Essa energia causa vibrações que podem ser boas ou negativas para as pessoas.

feng shui
foto: Pinterest

O objetivo do Feng Shui é por isso preservar e otimizar as energias positivas do ambiente e redirecionar as negativas com vista a manter a harmonia do ambiente. Para conseguir isso é necessário às vezes mudar objetos de lugar, alterar cores ou elementos arquitetónicos, por exemplo.

Como aplicar Feng Shui

O Feng Shui pode ser aplicado em qualquer ambiente, no escritório, no jardim ou até ao nível pessoal, mas aqui falaremos especificamente de Feng Shui para casa.

feng shui
foto: Instagram
  • Para começar a aplicar Feng Shui em casa primeiramente é importante livrar-se de tudo que tem em excesso ou que não usa há muito tempo. Venda, doe ou jogue no lixo se estiver em muito mau estado.
  • Reveja portas e janelas que devem abrir e fechar facilmente e sem ruídos e confira também que tudo está bem com a parte hidráulica e elétrica da casa. Consertar o que está quebrado e aproximar a sua casa daquilo que você deseja e sonha ajudará a melhorar as energias.
  • Os materiais e as cores devem transmitir conforto e tranquilidade. O ideal é você identificar o que cada cor lhe transmite e escolher a paleta dessa forma, assim como os materiais. O importante é que o ambiente fique do jeito que você gosta e que lhe transmita mais conforto e paz.
  • Usar o baguá.

O que é e como aplicar o Baguá

O baguá é um mapa de energias octogonal usado em conjunto com a planta baixa da casa (ou outro ambiente qualquer) para identificar no espaço que guás precisam ser harmonizadas e fazê-lo de forma certa.

feng shui baguá
Baguá; foto: Instagram

Cada guá representa uma área da vida e tem um significado, cor, forma e elemento próprios. Para saber onde se localiza cada guá basta colocar o mapa sobre a planta da casa, ou de apenas um cômodo, alinhando a base do baguá com a porta de entrada. Se quiser usar o baguá mas tiver dúvidas ou a planta da casa for muito irregular e levantar dúvidas, peça ajuda a um profissional.

feng shui
foto: Instagram

O objetivo é que as energias (Chi) possam circular livremente entre os objetos, por isso é importante que não haja impedimentos a essa circulação. Por isso é importante analisar com o baguá todos os guás, sobretudo os que não estão indo bem na sua vida, e conferir que em essas áreas não existem objetos que possam impedir a boa circulação de energias positivas.

foto: Instagram

Cada cômodo tem um objetivo diferente e nesse sentido um móvel fundamental. Por exemplo, no quarto esse móvel será a cama, então a cama será o centro do ambiente a partir do qual o restante cômodo será pensado.

feng shui
foto: Instagram

Um aspeto importante é incluir em todos os cômodos (à exceção do banheiro) todos os elementos naturais (água, fogo, ar, madeira e metal). essa integração pode ser feita de forma criativa na decoração, por exemplo, usando espelhos para substituir a água ou velas para o fogo. Colocar água sempre corrente no guá da prosperidade ajuda a atrair abundância financeira.

foto: Pinterest

A área da porta de entrada deve estar bem desimpedida. No caso do banheiro mantenha sempre a porta fechada e a tampa do vaso sanitário abaixado para não atrapalhar a circulação das energias positivas.

feng shui
foto: Instagram

De forma geral é importante afastar de sua casa e ambientes tudo que seja perigoso ou negativo, como plantas morrendo ou decorações potencialmente perigosas, e aqui basta jogar com sua intuição e bom senso.

feng shui
foto: Instagram

Ao usar Feng Shui na decoração lembre-se também que o equilíbrio é importante, em alguns casos decorar aos pares, por exemplo. A iluminação também é fundamental e fontes de luz natural devem estar desimpedidas, assim como investir em vários focos de luz artificial não direta capazes de criar ambientes confortáveis e aconchegantes.

feng shui
foto: Pinterest

Em conclusão, aplicando ou não as técnicas, é importante reter que uma casa bem cuidada e decorada, sem excessos, limpa e organizada fará sempre um lar mais feliz e harmonioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decoração de quarto: 73 modelos para inspiração

71 modelos de bancada de cozinha