in

39 tipos de flores para decorar e embelezar sua casa ou jardim

Flores são elementos decorativos de grande beleza e que ainda têm a vantagem de cheirar bem, por isso são sempre uma excelente opção para decoração.

Há muitos tipos, mais tradicionais, mais exóticas, de várias cores, mas na hora de escolher uma dica é deixar-se levar pela intuição, por aquela que chamou mais a sua atenção. Ou então procurar combinar com as cores ou estilo da sua casa ou jardim.

1. Peônia

A peônia é uma excelente opção para dar cor a um jardim, pois não exige muitos cuidados depois de plantada. Esta flor linda pode chegar a ter até 50 pétalas, e existe em tons rosa, vermelho e branco.

2. Violeta

A violeta é uma planta bem conhecida e que não requer muitos conhecimentos ou cuidados para se plantar e manter. Porém, precisa de água e luz na medida certa. As flores da violeta são pequenas e delicadas, e sua estética é ideal para ter em casa em vasinhos e usar como decoração no banheiro, por exemplo.

3. Lírio

O lírio é um tipo de flor muito comum e existe em várias cores, formatos e espécies. É ideal para ter em vasos em casa ou cultivar em canteiros, mas convém lembrar que prefere o frio e precisa ser mantida úmida.

4. Magnólia

A flor da magnólia é grande e muito colorida, e tem preferência por temperaturas amenas. É ideal para jardins e para qualquer arranjo de flores, pois a sua beleza é inegável.

5. Hortênsia 

A hortência é uma planta que cresce em forma de buquê e existe em duas cores, rosa e azul (dependendo do tipo de solo em que é plantada), mas com diferentes tonalidades. Também é conhecida como rosa-do-japão e prefere clima ameno. Precisa ser podada anualmente e pode ser mantida em vasos, pelo que é uma opção linda para colorir sua casa.

6. Protea

A protea é uma planta exótica com uma estética mais exuberante, escolha excelente para quem gosta de arrojar na decoração. É uma flor perfeita para decorar em estilo boho chic ou rústico, e para fazer arranjos, pois dura bastante. Gosta de clima seco e o nordeste do Brasil já é um dos maiores produtores dessa planta. Algumas espécies podem chegar aos 2 metros de altura e o diâmetro central da flor pode ir dos 12 aos 30 cm. Além disso, consta que é uma das plantas mais antigas do mundo, ou seja, além de embelezar sua casa, ainda pode ser um bom tema de conversa para quebrar o gelo.

7. Amarílis 

Amarílis são plantas fáceis de plantar e cuidar, e existem em várias cores e tonalidades, desde o branco ao vermelho e algumas até salmão ou verde. Adapta-se bem a qualquer clima e pode ser plantada em vasos, pelo que é excelente para manter e decorar a casa.

8. Azaléia 

A azaléia é uma planta que gosta do frio e gera flores muito bonitas que podem ser brancas, rosas, vermelhas ou de tons mesclados. Existem em vários tamanhos, sendo que as menores são ideais para plantar em vasos e as maiores perfeitas para colocar em cercas vivas. Mas se tiver animais é importante ter cuidado, pois esta é uma planta tóxica.

9. Begônia

A begônia é uma planta de origem brasileira cuja flor existe em branco, rosa ou vermellho. Esta é muito fácil de cultivar e é excelente para ter em vasos, canteiros, jardins ou jardineiras. Mas acima de tudo é uma flor linda para decorar, pois é cheia de intensidade e ao mesmo tempo muito delicada.

10. Camélia

A camélia é uma planta que tem origem na Ásia, mas que se adapta bem tanto em climas temperados como tropicais, mas não toleram demasiado calor. A sua flor varia em tamanhos e cores que vão do branco ao vermelho, passando pelo rosa e podendo ser também bicolor. São perfeitas para decorar arbustos.

11. Alamanda

A alamanda é uma planta nativa do Brasil que gosta de calor, e as mais comuns são a amarela e a rosa. A cor intensa das suas flores fazem desta planta um adorno perfeito para decorar o jardim, mas é importante lembrar que são muito tóxicas. Para tratar delas é fundamental não esquecer de usar luvas, mas sobretudo a alamanda-amarela tem a vantagem de funcionar também como pesticida natural.

12. Copo-de-leite

Copo-de-leite é uma planta cuja flor branca é muito conhecida e usada em arranjos e decoração. É ideal para plantar em grupo no jardim, pois tanto a sua flor como folhagem são de grande valor decorativo, mas também pode ser mantida em vasos. É importante não esquecer que é uma planta tóxica.

13. Rosa

Rosa é um tipo de flor das mais conhecidas, e provavelmente a que a maioria imagina quando pensa em flores. Sua beleza e capacidade decorativa são inegáveis e existe em muitas cores diferentes. Pode ser plantada em vasos, jardins, sozinha ou em grupo, e gosta do frio.

14. Poinsétia 

Poinsétia é uma planta associada ao Natal, e também é conhecida como flor-do-natal, pois é muito utilizada para decoração de Natal, sobretudo a flor vermelha. Mas além de vermelha, suas flores podem ser rosas, amarelas, brancas ou mescladas. Pode ser plantada em vasos ou no jardim, isolada ou grupo, e não gosta do frio. Além disso, vale lembrar que é uma planta tóxica.

15. Verbena

Verbena é uma planta cujas flores pequenas crescem e tomam a forma de buquê e podem ser roxas, vermelhas, rosas ou brancas. Gostam de clima ameno e são fáceis de plantar, podendo ser mantidas em vasos, canteiros ou jardins.

16. Tulipa

A tulipa é uma das plantas mais famosas e dela existem várias espécies com cores e formas diferentes. Mas inegável é a sua beleza e possibilidade decorativa, e havendo tantos tipos e cores diferentes, fica difícil não encontrar a tulipa perfeita para a sua vida. Podem ser plantadas em vasos ou jardins e tem preferência pelo frio.

17. Tagetes

Tagestes é uma planta oriunda do México e lá é muito conhecida por ser a preferida nas decorações do Dia dos Mortos e por isso é também conhecida como flor-dos-mortos. Suas flores podem ser de várias tonalidades entre o laranja e o amarelo, e emitem um aroma intenso e agradável. É ideal para embelezar jardins pela sua folhagem farta.

18. Bonina

A bonina é uma planta cujas flores variam em cor podendo ser rosas, vermelhas e brancas em diversas tonalidades. Sua estética é muito fofa, tem propriedades medicinais e é comestível. É ideal para jardineiras, bordaduras e maçicos, mas também para fazer arranjos e buquês.

19. Perpétua

A perpétua é uma planta cuja flor tem geralmente a cor roxa, mas pode encontrar-se em outras tonalidades também. Suporta bem tanto o calor como o frio, pelo que é ideal para canteiros, maciços e bordaduras.

20. Narciso

Narciso é uma planta oriunda de Portugal com flores lindas e delicadas de tons amarelos e que tem preferência pelo frio. Pode ser mantida em vasos, maciços ou bordaduras.

21. Lótus

Lótus é uma planta aquática que se adapta bem ao clima tropical e que tem forte ligação ao misticismo. Suas flores de grande beleza possuem várias tonalidades entre o branco e o rosa. É ideal para decorar superfícies aquáticas como tanques ou lagos.

22. Jacinto

Jacinto é uma planta que não gosta de muito calor e da qual existem mais de 60 variedades. Suas flores delicadas e belas podem ser brancas, vermelhas, rosas, amarelas, laranjas ou azuis. São perfeitas para plantar em vasos ou jardineiras e são muito duráveis.

23. Orquídea

A orquídea é uma planta com muitas espécies diferentes, sendo que a mais conhecida é a phalaenopsis alba. Sua flor é de grande beleza e possibilidade decorativa, e existe em muitas tonalidades diferentes. É perfeita para ter em vasos e é excelente para manter em casas com pouca luz, pois prefere a sombra.

24. Prímula

Prímula é uma planta sem caule cujas flores perfumadas e coloridas crescem numerosas. As cores delas podem variar entre o laranja, o roxo, o rosa, o salmão, o vermelho e o branco, e são ideias para decoração de interiores, mantidas em vasos ou jardineiras.

25. Margarida

A margarida é uma planta europeia que dispensa apresentações, pois é da mais populares do mundo. Com flores pequenas de pétalas brancas e centro amarelo, sua estética remete ao campo. Adapta-se bem ao frio mas precisa sempre de sol, e é ideal para jardins.

26. Girassol

Girassol é uma das plantas mais conhecidas do mundo e deve o seu nome ao fato de que as suas flores acompanham o movimento do sol durante o dia, pois precisa de muito sol. A cor mais popular do girassol é o amarelo, mas também existe em tons marrom e laranja. São ideais para jardins e canteiros, mas também podem ser plantados em vasos ou jardineiras.

27. Hibisco

Hibisco é uma planta cuja flor é o símbolo do Havaí e é muito popular nos jardins brasileiros por ser de rápido crescimento e de grande beleza. Tem muitas cores, formas e tamanhos diferentes, mas todas produzem flores solitárias. É muito versátil e adapta-se bem, podendo ser plantada isoladamente em vasos ou em arbustos, cercas vivas, maciços, etc.

28. Moréia 

Moréia é uma planta muito fácil de plantar, manter e resistente ao frio e por tudo isso é muito usada no paisagismo. É uma planta ideal para jardins ou para ornar qualquer tipo de espaço no exterior.

29. Cravo

O cravo é uma planta antiga com flores muito coloridas, de diferentes tonalidades, e de fácil cultivo. É perfeita para jardins e como flor de corte.

30. Lavanda 

Lavanda é uma planta muito cheirosa e que precisa de muito sol e por isso é perfeita para jardins ou espaços exteriores em geral. Suas flores em forma de espiga podem ser em tons de azul ou roxo.

31. Beijo-pintado

Beijo-pintado é uma planta de flores coloridas que podem ser encontradas em vários tons como rosa, vermelho, roxo, branco, etc. É perfeita para jardins assim como plantar em vasos ou jardineiras, e tem a vantagem de não precisar muita manutenção.

32. Alisso

Alisso é uma planta muito cheirosa (com aroma a mel) cujas flores são geralmente brancas mas que também podem ser roxas em algumas espécies. É tolerante ao frio, pode ser plantada isolada ou em conjunto com outras plantas e é ótima para ter em vasos.

33. Trepadeira jade

Trepadeira jade é uma planta trepadeira cujas flores têm cor semelhante a jade. É muito vistosa e ideal para decorar pergolados ou jardins. Pode alcançar até 20 metros de comprimento.

34. Lisianto

Lisianto é uma planta com flores grandes que podem ser de várias cores e ou mescladas. É sobretudo usada como planta para vasos ou arranjos, mas também pode ser plantada em jardins. São muito duráveis e toleram bem o frio.

35. Agapanto

Agapanto é uma planta com flores que podem ter tonalidades de azul, lilás ou branco e é também conhecida como a flor do amor. É muito usada para arranjos, tem grande resistência ao frio e não precisa de muita manutenção.

36. Kalanchoê 

Kalanchoê é uma planta ideal para ter por perto pois é também conhecida como a flor-da-fortuna e consta que atrai dinheiro e felicidade. Suas flores podem ter várias cores e é ideal para ter em jardins, pois resiste bem ao frio. Porém, é importante lembrar que é uma planta tóxica.

37. Íris 

Íris é uma planta de origem europeia e com ligação à monarquia francesa, pois foi o modelo para a criação da Flor-de-lis. Suas flores existem em diversas cores, é tolerante ao frio, precisa de pouca manutenção e pode ser mantida em vasos, jardineiras, maciços, etc.

38. Calêndula

Calêndula é uma planta muito perfumada, comestível e com flores que podem ser laranjas amarelas. É resistente ao frio e é ideal para decorar jardins, varandas, etc, mas também pode ser plantada em vasos ou jardineiras.

39. Amor-perfeito

Amor-perfeito são plantas com flores vistosas e de cores muito variadas. adapta-se bem e pode ser plantada em vasos ou jardins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista de compras de supermercado: modelo e dicas para você fazer a sua