O jardim vertical é uma tendência atual de decoração e por boas razões. Existem muitas possibilidades e dependendo do que deseja, com um jardim vertical qualquer casa ou espaço exterior ganha outra vida.

Além da mais-valia na decoração, um jardim vertical tem a vantagem de equilibrar a temperatura ajudando na conta da energia; melhora a qualidade do ar; retém impurezas e poluentes e também serve como barreira acústica.

Para integrar uma parede verde à sua casa você pode contratar uma empresa especializada para que o faça, mas também pode fazer você mesmo.
Como fazer um jardim vertical
Primeiro escolha o local onde deseja criar o jardim, mas tenha atenção que existe luz suficiente e que seja um espaço bem ventilado.

Depois escolha o suporte. O jardim pode ser colocado diretamente na parede ou ficar suspenso e para essa opção os canos pvc são ideais. Outros suportes para integrar o jardim na parede são:
- Blocos cerâmicos – precisa ser fixado na parede com argamassa e os blocos devem ser impermeabilizados.
- Blocos pré-moldados – de concreto fundido ou socado, neste caso o que precisa impermeabilização é a parede onde são instalados estes blocos. Mas também podem ser instalados sem apoio.
- Treliças e vasos – existem em diversos materiais e modelos, e são fáceis de fixar à parede.
- Estrutura modular de plástico – permite instalação em qualquer superfície e diferentes tamanhos.
- Painéis de fibra de coco – devido ao material em que são feitos retêm melhor a umidade e assim as plantas precisam menos regas.
- Sistema modular – é um conjunto de nichos com encaixes para vasos.
- Prateleiras – são uma opção barata que permite criar um jardim com vasos.

Escolhido o local e o suporte, chegou a hora de escolher as plantas. Aqui é importante não ter apenas em consideração suas preferências, mas as plantas ou flores mais indicadas para o local e condições onde vai instalar o jardim.
Outro aspeto importante é pensar nas raízes do tipo de planta que escolher, pois dependendo da espécie esta deve ter espaço suficiente para crescer e também deve ser considerado em relação ao suporte, para que com o tempo não danifique o suporte.
Modelos de jardim vertical
Veja agora mais ideias inspiradoras de jardins verticais para ajudar na sua escolha e planejamento.


















