in

Como tirar mofo da parede com métodos práticos, caseiros e rápidos

Mofo ou bolor são fungos filamentosos que costumam se formar em áreas úmidas e escuras, e mesmo em uma casa limpa e saudável, eles podem aparecer.

Pequenas manchas verdes, pretas e até cinzas assim como rachaduras na pintura são os primeiros sinais que a parede tem mofo
Pequenas manchas verdes, pretas e até cinzas assim como rachaduras na pintura são os primeiros sinais que a parede tem mofo

Se está tendo problemas com mofo em alguma parede da sua casa, não se preocupe, há formas de se livrar dele. E é importante que faça isso, pois não é apenas uma questão estética, mas também de saúde, pois o mofo pode provocar episódios alérgicos e respiratórios.

Dicas para remover o mofo

Seja qual for o método que escolher para limpar o mofo, aconselhamos a que primeiro teste a solução em uma parte pequena de parede que fique escondida para garantir que não vai danificar os materiais da parede.

Outra dica importante é proteger o piso de qualquer escorrência quando estiver limpando o mofo. Para isso pode colocar jornais velhos ou toalhas, por exemplo.

  • Vinagre branco

Espalhe o produto pela área afetada pelo mofo, deixe atuar durante uns 10 minutos e depois limpe com um pano ou esponja; repita até a superfície estar limpa e seque bem a área.

  • Bicarbonato de sódio com vinagre

Junte 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato de sódio (cuidado que a solução borbulha) e coloque a mistura em um borrifador. Espalhe pela área afetada, deixe atuar por 10 minutos e limpe e seque tudo muito bem de seguida.

  • Óleo de melaleuca

Em um copo de água misture uma colher de chá de óleo de melaleuca e insira a solução em um borrifador (se a quantidade de mofo for grande, adicione mais um pouco de óleo de malaleuca). Espalhe a mistura pela área afetada e deixe repousar durante a noite. No dia seguinte molhe um pano em vinagre e limpe bem a área. Cuidado que ainda que para os adultos a melaleuca não cause danos, ela pode ser tóxica para crianças e animais.

  • Álcool

Espalhe o álcool (líquido ou em gel) pela área com mofo e deixe repousar durante uns 10 minutos; depois esfregue bem até retirar todo o mofo e seque bem a área.

  • Água oxigenada 10 volumes

Aplique diretamente sem diluir onde estiver o mofo e deixe atuar durante uns 15 minutos. Depois esfregue bem a área até que fique limpa, repita quantas vezes necessárias até conseguir o efeito desejado. No final não se esqueça de secar bem a superfície.

  • Água sanitária

Para casos mais difíceis, a água sanitária é mais aconselhável. Dilua 1/3 de água sanitária em 1 parte de água e esfregue a área afetada pelo mofo com a solução; repita as vezes necessárias. Use luvas de borrachas, máscara e óculos de proteção e no final limpe e seque bem a superfície.

Como prevenir que o mofo regresse

  • Ventilar bem a casa: deixar o ar e a luz circularem é fundamental.
  • Limpar regularmente as zonas onde o mofo costuma aparecer e garantir que a superfície fique bem seca.
  • Utilizar um vaporizador.
  • Se a localização da casa não permitir que se mantenha um ambiente arejado e seco, uma opção é pintar as paredes com tinta antimofo.
  • Já se o problema persistir e/ou for estrutural, o melhor é chamar um profissional para identificar e corrigir o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casas de madeira: 33 modelos para diferentes gostos

Cozinha planejada pequena: 41 ideias e modelos que são uma inspiração